Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

cabecalho-pronto.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Vem Passarinhar

PDFImprimirE-mail

cabecalho


#vempassarinharMG

Minas Gerais é cenário para a observação de aves

 

A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, a cada ano mais pessoas se encantam com o prazer de encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural.
Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, a observação de pássaros envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies. Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes.
Em Minas Gerais não poderia ser diferente: temos um estado rico em belezas naturais e cenários exuberantes - coberto por 3 biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abriga mais de 40% das espécies de aves registradas no país.
Projeto #vempassarinharMG

Com o objetivo de fomentar a visitação nos Parques Naturais de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ecoavis e as empresas  DestinosMG e  Maritaca Expeditions, iniciaram em 2017 a 1ª edição do projeto #vempassarinharMG.

A passarinhada do #vempassarinharMG, como é chamada pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas das unidades de conservação selecionadas e a presença de um convidado especial para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”, visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.

A 1ª edição do projeto #vempassarinharMG (2017) contemplou 05 regiões, e na 2ª edição, em 2018, teremos 06 novas regiões.

 

 

Confira as listas de espécies da edição 2017:

Lista de espécies #vempassarinhar Circuito Villas e Fazendas de Minas

Lista de espécies #vempassarinhar Parque Nacional Serra do Cipó

Lista de espécies #vempassarinhar Parque Estadual do Rio Doce

Lista de espécies #vempassarinhar Parque Estadual do Itacolomi

passarinhar

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades