marcaminas

 

Turismo Criativo

Em um estado cuja capital é Cidade Criativa da Gastronomia, não é de se espantar que existam também, diversas outras atividades criativas. Capaz não só de gerar conexões entre o turista e o morador local, como também de promover a cultura e ampliar a experiência criativa tanto de quem recebe como de quem visita. A esta prática damos o nome de turismo criativo.

Em Minas Gerais, o turismo criativo vem sendo promovido por meio do Núcleo de Turismo Criativo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Busca ampliar ainda mais o diálogo entre a atividade turística e os setores criativos a partir de oportunidades de fomentar a formatação de novos produtos turísticos e diversificar a oferta dos mais diversos destinos mineiros.

Em Diamantina, cidade da música, as oficinas e encontros são um convite à experimentação, a exemplo da Vesperata que, quinzenalmente, entre os meses de março e novembro, alegra a cidade apresentando o vasto repertório musical.

Na Zona da Mata mineira, representada principalmente pelas cidades de Cataguases e Leopoldina, instituiu-se um polo audiovisual, cujas paisagens servem de cenário para contar histórias e retratar a cultura brasileira.

A literatura atravessa o estado, pavimentando estradas por meio das palavras de ilustres escritores. Seja no Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa, na poesia de Carlos Drummond Andrade e Adélia Prado ou nos contos bucólicos de Fernando Sabino, a literatura de Minas Gerais tem espaço cativo nas prateleiras brasileiras e é uma de nossas joias mais preciosas.

As mãos que com destreza costuram a moda em Minas Gerais são as mãos que contam histórias por meio das vestimentas e se reúnem para mostrar o estado através das linhas e dos tecidos de um dos destinos mais fashions do Brasil. Ser mineiro está na moda e faz bastante tempo!

A gastronomia e a cultura alimentar se mostram como uma das principais expressões culturais do mineiro, figurando como primeira imagem do estado na cabeça de cerca de 29% dos turistas (de acordo com pesquisa do OTMG). Nossos queijos, cafés, cachaças, vinhos, cervejas, – muitos premiados internacionalmente – quitandas e doces estão presentes no imaginário de quem conosco sonha, no paladar de quem por aqui caminha e na mala de quem se despede.

O Turismo Criativo está em desenvolvimento em Minas Gerais e tem por premissa ser mais uma forma de promover e valorizar os diversos profissionais, empreendedores, artistas que têm na criatividade sua matéria-prima e Minas Gerais como inspiração.

Venha se encantar por Minas!