Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

bem-estar.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Minas Gerais preside reunião do Fornatur

PDFImprimirE-mail


Nesta quarta-feira (9 de maio), Minas Gerais, representada pelo seu secretário Estadual de Turismo, Gustavo Arrais, presidiu a 95ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo - Fornatur, em Brasília.

gustavo11

Foto: Ricardo Castro/MTur

 


O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o secretário Executivo Alberto Alves, o diretor de Marketing e Apoio à Comercialização, Márcio Ferreira Nascimento e o assessor de comunicação da instituição, Darse Júnior participaram da agenda.  A presidente da Embratur, Tetê Bezerra, o diretor de Marketing e Relações Públicas, Walter Vasconcelos e o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lira também estiveram presentes.


O evento contou ainda com a presença do presidente e vice-presidente da Fecomércio DF, Adelmir Santana e Francisco Maia, e dos secretários de Turismo de vários estados.
Com a típica hospitalidade dos mineiros, Minas Gerais recebeu os convidados para tratar de temas importantes relacionados ao turismo brasileiro. E nada melhor do que a gastronomia mineira para dar boas vindas aos presentes. O queijo canastra, premiado no maior concurso da França - Fromage de Tours e o doce de leite produzido em Viçosa foram ofertados aos presentes que, na ocasião, elogiaram a qualidade e, claro, o sabor único dos produtos.


Além disso, o Mapa Gastronômico de Minas Gerais, produzido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), foi entregue aos participantes.
Iniciando a reunião, o ex-presidente do Fornatur, Felipe Carreras, recebeu uma Moção de Agradecimento em homenagem à sua dedicação enquanto gestor reconhecendo os serviços prestados que contribuíram de forma efetiva para o crescimento do turismo.

 

Em pauta
Compondo a programação, o novo portal do Fornatur foi lançado pelo presidente Gustavo Arrais que ressaltou a importância de unificar a gestão nacional do turismo. “É como muita alegria que apresentamos o portal do Fornatur de cara nova. O site é uma importante ferramenta que reúne as principais informações e decisões do Conselho Nacional do Turismo e as ações de fomento do Plano Nacional do Turismo em um único espaço”, reforça.


Para compartilhar o exemplo de sucesso obtido pelo segmento turístico em Minas Gerais, com os secretários de Turismo e representantes de órgãos estaduais de Turismo, um pen drive contendo os vídeos tutoriais que compõem o programa Panorama do Turismo foi distribuído.


Desenvolvida pela Setur-MG, a Plataforma Integrada de Turismo – PIT, que tem como objetivo principal profissionalizar o planejamento e a promoção turística, foi mais uma vez lembrada como uma iniciativa pioneira do segmento turístico nacional e que pode ser utilizada por todos os estados do Brasil.


A novidade defendida pela nova direção do Fornatur é a criação da Federação Nacional das Regiões Turísticas, sociedade que visa garantir que a regionalização permaneça em todas as gestões. “Nosso objetivo é que a política de regionalização se mantenha independente. Sabemos da relevância desse processo que permite que o turismo cresça de forma regional fortalecendo os estados”, ressalta Arrais.


Na sequencia, o Fornatur levou ao Ministério do Turismo levantou pautas importantes para o crescimento do setor, dentre elas, o entendimento do MTur sobre o Programa de Regionalização do Turismo – atuação alinhada às proposições dos estados; o repasse de recursos aos estados e a importância das  parcerias com companhias aéreas.
Com a Embratur, o Fórum tratou do reposicionamento do Brasil enquanto destino internacional e chamou atenção para ações de promoção mais efetivas.
Devido ao grande número de pautas e da importância de discutir cada tópico, o MTur e Embratur, assim como todos os estados representados, sentiram a necessidade de viabilizar uma nova agenda de trabalho para dar continuidade aos temas ricos previamente tratados.


“A reunião foi além das nossas expectativas. Além de apresentar alguns programas, pautas essenciais foram citadas durante essa agenda. Nosso foco é projetar o Brasil e suas peculiaridades distribuídas em cada canto do país para o mundo”, completa Arrais.

 

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades