Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

cabecalho-pronto.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Produtos típicos mineiros serão temas de palestras e mesas redondas no 6º Salão Mineiro do Turismo

PDFImprimirE-mail

O 6º Salão Mineiro do Turismo terá como tema este ano os cinco sentidos. O paladar e o olfato, por exemplo, poderão ser vivenciados através do café, da cachaça e da cerveja artesanal. Serão realizadas palestras e mesas redondas para discutir os assuntos, trocar experiências e criar oportunidades de negócios. Além disso, haverá degustação de café. Os produtos serão expostos e comercializados durante o evento. O encontro será realizado no Minascentro nos dias 14 e 15 de março.

Consulte a programação completa em www.salaomineirodoturismo.com.br

Café, cachaça e cerveja artesanal em números:

Minas Gerais detêm o título de maior produtor de café do Brasil, com cerca de 25 milhões de sacas produzidas em 2013 e é também o maior exportador do produto no país. O café tem importância econômica em 520 municípios de Minas Gerais.

Cerca de 52% da safra brasileira é mineira e corresponde a 66,5% da exportação total, chegando a mais de 60 países do mundo

Responsável por 86% do mercado brasileiro de destilados, a cachaça é o 3º destilado mais consumido no mundo. Apenas Minas Gerais garante 60% da produção nacional com mais de 9  mil alambiques. Essa fatia do mercado movimenta a economia do Estado, com a manutenção de 116 mil empregos diretos e geração de renda de R$ 1,4 bilhão ao ano. O Estado produz, anualmente, 240 milhões de litros de cachaça.

O setor de cerveja artesanal no estado vem crescendo a cada ano. Hoje, existem 25 empresas do setor registradas pelo Ministério da Agricultura em Minas Gerais e o volume de produção é de 1.100.000 litros por mês, o que torna Minas o 2º maior estado em volume de produção e número de microcervejarias.

Fontes: Fetaemg/Conab/Ampaq/Seapa/Sindbebidas

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades