Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

natureza.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Turismo em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

     Minas Gerais vive um momento de extraordinárias transformações, não apenas no modelo de gestão implementado no Estado, que já demonstra resultados de eficiência e qualidade administrativa, mas também na realidade, na vida das comunidades. Minas avança em inúmeras áreas. E, nesses últimos anos, avançou também para o turismo– demonstrando crescimento e amadurecimento do setor, que hoje trabalha articulado e ordenado na execução e direcionamento da política pública estadual do turismo. A atividade turística, desde 2007, vem implementando uma política que, por meio de processo de planejamento, visa obter a descentralização da gestão e dos recursos, além de maior agilidade e melhores resultados para o setor. Portanto, a estratégia para conseguir capilaridade e eficiência na gestão de todo esse contexto foi a descentralização com foco em todas as regiões do Estado. Esse é um dos principais eixos temáticos da política pública do turismo em Minas Gerais.


Caracterizados como instâncias de governança regional, as Associações de Circuitos Turísticos reúnem um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, unidos para organizar e desenvolver a atividade turística de forma autônoma e sustentável. O trabalho das Associações de Circuitos Turísticos se dá por meio da integração contínua dos municípios dos atores públicos e privados, buscando consolidar uma identidade regional.


A política de turismo do Estado está em conformidade com a LEI DELEGADA 129 2007 de 25/01/2007, que dispõe das atribuições da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR-MG) e preconiza que a essa organização tem por finalidade e competência planejar, coordenar e fomentar as ações do negócio de turismo, objetivando a sua expansão, a melhoria da qualidade de vida das comunidades, a geração de emprego e renda e a divulgação do potencial turístico do Estado.


Considerando essas peculiaridades e em consonância com a tendência de construção de uma gestão democrática e moderna para as políticas de Turismo, a SETUR-MG vem estabelecendo permanentemente a promoção de parcerias com outros setores do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, para que essas ações sejam efetivadas. E é por meio dessas alianças estratégicas nas mais diversas áreas que a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais apresenta uma política mais competitiva e integrada entre o setor público e a iniciativa privada, com ações voltadas para o fortalecimento das instâncias de governança, em especial às Associações de Circuitos Turísticos, o Conselho Estadual de Turismo (CET) e a Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros (FECITUR).

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades