marcaminas

 

Arquivo Público Mineiro

Arquivo Público Mineiro

 APM

 

O Arquivo Público Mineiro (APM) é responsável por orientar a gestão, o recolhimento, a guarda e a conservação dos documentos produzidos pelos órgãos, entidades e autarquias do Poder Executivo de Minas Gerais. O acervo da instituição é formado por documentos públicos, que compõem acervos relacionados aos órgãos da administração pública, além de acervos privados de interesse público e social.

O APM oferece para consulta manuscritos, impressos, mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos que remontam aos três séculos de história mineira, além de uma biblioteca especializada, que conta com obras raras ou preciosas publicadas entre os séculos 16 e 20.

O Arquivo Público Mineiro foi criado em Ouro Preto, em 1895, e transferido para Belo Horizonte em 1901. Ocupa o casarão construído pela Comissão Construtora da Nova Capital para servir de residência oficial do Secretário de Finanças e que também abrigou a Prefeitura de Belo Horizonte. Em 125 anos de história, o Arquivo Público Mineiro esteve subordinado às Secretarias do Interior e de Governo, mas desde 1984 integra os equipamentos culturais de Minas Gerais, atualmente fazendo parte do Circuito Liberdade. Também publica, desde 1896, a Revista do Arquivo Público Mineiro.

O APM funciona para consultas presenciais de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Serviços

  • • Consulta à documentação e à Revista do Arquivo Público Mineiro, presencialmente e pela base online, disponível em www.siaapm.cultura.mg.gov.br;
  • • Visitas mediadas, solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • • Emissão de certidões probatórias da documentação custodiada pelo Arquivo Público Mineiro;
  • • Assessoria de Gestão de Documentos.

Endereço: Avenida João Pinheiro, 372, Lourdes, Belo Horizonte

Telefone de contato: (31) 3269 1167

Site: www.siaapm.cultura.mg.gov.br