cultura.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

São Lourenço

Conheça outros destinos de Minas Gerais

CIRCUITO DAS ÁGUAS

BREVE HISTÓRICO

Fonte Andrade Figueira

Ao sopé da Serra da Mantiqueira, está uma das mais encantadoras cidades do sul de minas: São Lourenço. Considerada a maior e a mais jovem estância hidromineral do país, sua grande atração é o Parque das Águas. As seis fontes de água mineral, cada uma com propriedades medicinais curativas, são ideais para quem deseja cuidar da mente e do corpo. Para descansar, o Balneário oferece banhos relaxantes e desintoxicastes.

Os visitantes podem conhecer a cidade através de passeios a cavalo, charretes ou do Trenzinho da Alegria. São Lourenço é tem um comércio variado. Boas compras podem ser feitas nos centros de artesanato - como a Feirart, o Caminho de Artesanato Rural e a Aldeia Vila Verde - e nas galerias, onde se degustam deliciosos queijos, doces, biscoitos, mel, balas, cachaças e licores.

O Memorial Tancredo Neves, na Casa da Cultura instalada na antiga Estação Ferroviária, uma exposição de fotografias conta a história da cidade através de antigas fotos. Um fantástico acervo das obras do surrealista Salvador Dali pode ser apreciado na Fundação Cima's - famosa em todo o Brasil pelo cultivo de plantas medicinais. O templo Sociedade Brasileira de Eubiose, a histórica Ermida Senhor Bom Jesus do Monte, o Horto Municipal e o “Trem das Águas” - uma Maria Fumaça que percorre 14 Km, de São Lourenço a Soledade de Minas - são atrativos que enriquecem a visita a São Lourenço.

O local onde hoje está o Parque das Águas fazia parte de uma grande fazenda conhecida pelo nome “Bomba”, de propriedade de João Francisco Viana. Um dos filhos do proprietário tinha o costume de percorrer a propriedade em busca de caça. “Foi em uma das andanças pela fazenda que encontrou a nascente de uma água cristalina que “fervia” no lodaçal. Provou a água. Achou-a de “sabor diferente, ácida, agradável”. Passou a fazer uso freqüente daquela água. Logo se criou a fama de água curadora, fama que se espalhou e, de toda a redondeza, ia gente fazer uso da água do “sítio do Viana”. A fama foi aumentando sempre”.  (Waldemar A. Barbosa)

No ano de 1890, o Comendador Bernardo Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde estavam as fontes de água mineral e, com a autorização do governo do Estado para a exploração das águas, organizou a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço.  Um ano depois, surgiu uma capela em homenagem a São Lourenço e obras de melhorias no local começaram a ser realizadas como a captação de água, o leito do Ribeirão de São Lourenço foi retificado removendo-o da base do morro, onde se acham as fontes. Na primeira década do século XX, foram feitas captações de novas fontes, obras de saneamento e urbanização com jardins, balneários e pavilhões para abrigar as fontes.  Só em 1927 é que se cria o município de São Lourenço.

Uma série de eventos enriquece o calendário da cidade: o Encontro Nacional de Corais, o Encontro Nacional de Automóveis Antigos, o Campeonato Brasileiro de Balonismo, a Feira Mineira de Artesanato Rural e muitos outros.

Portanto, não há dúvida. São Lourenço é, de fato, o lugar ideal para quem deseja descanso meio a uma das cidades turísticas mais animadas e agradáveis do Estado.

Fonte: Portal Descubraminas

ATRATIVOS HISTÓRICOS / CULTURAIS:

Casa de Cultura de São Lourenço: Pça. Dr. Smael de Souza- Tel.  349.8433 - aberto de 3ª a 6ª de 9h às 17h

Complexo Turístico Teleférico de São Lourenço: Diariamente

Fundação Cimas: Av. Damião Junqueira de Souza, 740 – Tel: 331.2815 – aberto de 2ª a sáb de 8h às 11h e de 13h às 17h e dom. de 8h às 12h

Maria Fumaça: De São Lourenço a Soledade de Minas -  Sábados, domingos e feriados nos horários de 10:00 e às 14:30. Tempo de viagem: 2 horas (uma parada de 35 minutos em Soledade). Ponto de partida: Estação Ferroviária de São Lourenço.

Memorial Tancredo Neves e Mirante do Edifício da Torre: R. Wenceslau Brás, 45 - Tel: 331.3030

Templo da Eubiose: Pça. da Vitória - Carioca -   Tel. 331.3551 - aberto sáb. e dom de 14h às 16h

ATRATIVOS NATURAIS:

Parque das Águas: Área verde com oito fontes de águas carbo-gasosas. Ter: 8h/12h; Qua/ Sab: 8h/12h, 14h/16h50; Dom: 08h30/12h. Pça Brasil. Tel: 3332-3066

7 fontes hidrominerais com propriedades terapêuticas: Um lago de 90.000m², Mirante com acesso por teleférico ou carro.

Hípica Nova Era: Estrada para Carmo de Minas - km 03 – Tel: 332.1022

Fazenda Cachoeira da Barra: Estrada para Carmo de Minas - aberto Sáb, dom e feriados de 7h às 20h – Tel: 334.12

Montanha Sagrada: Na área urbana (1300m de altitude) – vista panorâmica 360º

Horto Municipal: Habitat de pássaros exóticos e espécies de plantas ornamentais.

Cachoeira de Itaúna: 48 k m do centro

Quedas do Bugio: 40m de altura Canyoning na Cachoeira de Itaúna